Notícias

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Essa é uma solenidade do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. São João Paulo II em seu pontificado estabeleceu que na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus se realize o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

19/06/2020
  • Compartilhar
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Existe uma oração, ou melhor, uma jaculatória que diz “Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”  O que significa isso, senão que pedimos ao Senhor que “re-forme” nosso modo de amar, que amemos de verdade, como Deus nos ama e nos aceita como somos. Queremos que nosso modo de amar seja conforme o amor do pai da parábola do “Filho Pródigo”  que não permitiu, através de um abraço e de carinhosas palavras de acolhida, que o filho se humilhasse. O retorno do rapaz já era sinal de arrependimento e a vida precisava ser festejada! Do mesmo modo, esse coração divino não iria deixar na esperança o “bandido” Dimas, o “bom ladrão”, em sua esperançosa profissão de fé no amor divino: ”Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres com teu reino”.  E o Senhor, a Vida, responde não com lições de moral, reprimendas, mas, como o Pai do filho pródigo, quer mais é ver feliz aquele filho desviado e que retornara ao amor da Trindade.  Jesus, o Deus que salva, proclama: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”.  O coração de Jesus estava escancarado, seu amor, como disse São José de Anchieta, arrebentou e rasgou todo e qualquer empecilho para dar ao pecador o Reino; afinal ele, Jesus, estava agonizante na cruz exatamente para isso, par dar vida ao pecador, ele era o Deus Salva!
Celebrar a solenidade do Sagrado Coração de Jesus é tributar ao Senhor um culto de adoração que manifeste, com especiais homenagens, toda a nossa gratidão pelo mistério de amor que, por meio de sua amantíssima Redenção, Ele se dignou manifestar-nos. É pois, com um Coração de carne, unido hipostaticamente à sua divina pessoa, que o Verbo humanado simboliza, numa imagem natural e expressiva, a caridade transbordante que Deus tem para conosco. Ao Filho eterno do Pai, com efeito, não bastou amar a humanidade com um amor unicamente espiritual; amando-nos mais do que poderíamos imaginar, o Redentor do gênero humano, ao fazer-se semelhante a nós segundo a carne, amou-nos com um amor também sensível e afetivo, como convinha a uma natureza humana íntegra e perfeitíssima, cujos sentimentos não poderiam jamais se contrapor à infinita caridade que a Divindade tem por nós

Comentários


Veja Também

Notícias