Notícias

50 anos de ordenação sacerdotal do Papa Francisco

O Papa Francisco completa 50 anos de sacerdócio no dia 13 de dezembro.

13/12/2019
  • Compartilhar
50 anos de ordenação sacerdotal do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote, em 13 de dezembro de 1969, com a imposição das mãos do arcebispo de Córdoba, Ramón José Castellano.
Aquele 13 de dezembro, há 50 anos, foi um sábado, vésperas do terceiro domingo de Advento. Na liturgia da Igreja, este dia é conhecido como domingo do Gaudete ou domingo da alegria, para muitos o selo do Pontificado do Papa Francisco. Segundo o livro “O jesuíta: Conversas com o cardeal Jorge Bergoglio”, Francisco descobriu a sua vocação ao sacerdócio enquanto estava a caminho para celebrar o Dia da Primavera. Quando passou por uma igreja para se confessar, finalmente acabou sendo inspirado por aquele sacerdote.Em outra oportunidade, o Santo Padre contou que, inicialmente, sua mãe não apoiou sua decisão de ser sacerdote, apesar de ser uma católica devota. Entretanto, no momento em que foi ordenado, aceitou seu chamado e pediu a sua bênção ao final da cerimônia.Na manhã desta sexta-feira, o vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, divulgou a intenção de oração e escreveu uma carta em vista desse aniversário importante:
"Agradecemos ao Senhor por esses 50 anos de ministério, dos quais 27 de episcopado", ressalta o purpurado. A seguir, dirigindo-se aos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis da diocese, escreve: "Todos nós temos na mente e no coração a imagem do dia 13 de março de 2013, quando apresentando-se ao mundo, o Papa pediu pela primeira vez para rezar por ele. Recordamos aquele silêncio de improviso, enquanto, olhando a nossa cidade, ele se inclinava para receber a bênção do Céu através da intercessão do povo de Deus: um silêncio, um gesto, uma oração unânime, forte, de família."

Comentários


Veja Também

Notícias